domingo, novembro 21, 2010

Paulo Borges no Boulevard Collection

 Foto: Divulgação

Diretor artístico da São Paulo Fashion Week quer incentivar a cultura de moda em Belém e aproveita para adiantar ao Degradê da Moda novidades sobre os 15 anos da maior semana de moda do país

Paulo Borges esteve recentemente em Belém para organizar o 1.º Boulevard Collection, desfile que aconteceu nos dias 17 a 18 deste mês, apresentando as principais tendências nacionais, além do desfile-retrospectiva dos 30 anos de carreira do estilista paraense Lino Villaventura.
Segundo Borges, além da continuidade à parceria que já mantém há vários anos com a empresa Aliance, responsável pelo Shopping Boulevard, sua presença em Belém vai além da realização de desfiles e exposições. “Acredito que a partir desses eventos é possível criar uma cultura de moda na cidade. As pessoas começam a se interessar mais pelo assunto. Até mesmo incentivando novos talentos, novos criadores, modelos”.
Para ele, a moda tem um grande poder educacional porque envolve conhecimento, arte e cultura. Um estilista, por exemplo, para criar seus modelos precisa ter uma considerável carga cultural.
Na passarela do Boulevard Collection, Paulo Borges apresentou coleções lançadas nas últimas semanas de moda nacionais, mescladas à cultura amazônica, como pinturas indígenas presentes na maquiagem das modelos e em adornos como cocares de tribos. “Mostramos roupas de vários lugares, mas personificadas na cultura local”, afirma.
Criar uma cultura de moda no Brasil para ele é um trabalho com prazo de 30 anos para ser concretizado (estamos na metade do caminho, afirma ele). Paulo sempre foi apaixonado por moda desde a infância, quando pedia para a mãe levá-lo todos os sábados para assistir às cerimônias de casamento da cidade onde morava no interior de São Paulo. Se encantava com o figurinos dos noivos e convidados e com a estrutura toda dos eventos. Começou a organizar pequenos desfiles até ser convidado pela pioneira do jornalismo de moda no país, Regina Guerreiro, para trabalhar com ela na Vogue. Ia às semanas de moda internacionais, “furando o cerco” e “pegando emprestado” convites das editoras de moda na recepções dos hotéis, quando estas não faziam caso dos mesmos (ele se hospedava nos mesmos lugares que elas). Histórias curiosas de quem ama a moda.
Na década de 1990 organizou o Morumbi Fashion, desfile que por suas mãos, se transformaria, mais tarde, na maior semana de moda do Brasil. “No ano que vem vamos comemorar 15 anos da São Paulo Fashion Week e para os próximos 15 não vamos parar por aí. Estamos sempre em busca de novos desafios”.
Já em clima de aniversário, Borges adiantou para o Degradê da Moda que está preparando três grandes projetos para celebrar os 15 anos da SPFW. O primeiro deles é um documentário a ser exibido pelo canal pago GNT; um livro com imagens dos desfiles ao longo dessa temporada, em parceria com uma editora internacional e para ser distribuído em todo o mundo. O terceiro projeto é literário: outro livro, desta vez contando a história da SPFW, a cargo da editora Publifolha e do jornalista Alcino Leite, que por longo tempo escreveu a coluna Última Moda, da Folha de S. Paulo. Já estamos na expectativa, Paulo!

Vejas as fotos do desfile Boulevard Collection by Revista Sopro/Isaac Lôbo








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