sexta-feira, março 12, 2010

Talento paraense no Projeto Novo

O Pará, terra de onde vieram grandes estilistas como Dener Pamplona de Abreu, Lino Villaventura e André Lima, continua dando sinais de que na região Norte se faz moda inovadora e da melhor qualidade.
O projeto Caixa de Criadores vem revelando, há alguns anos, muitos jovens talentos na moda no Pará. Além disso, a procura pela profissionalização na área também fez surgir o primeiro curso de Bacharelado em Moda do Norte do país, oferecido pela Universidade da Amazônia, e que no ano passado formou sua primeira turma. Aliás, foi desse grupo de estudantes que saiu Susanne Pinheiro. Ela foi selecionada pelo Projeto Novo, criado pelas designers Carolina Semiatzh e Teca Pasqua.
O objetivo do projeto é destacar novos talentos no cenário da moda nacional, entre eles estilistas, fotógrafos, designers, ilustradores e outros profissionais.
A obra da Susanne fala sobre a desconstrução de t-shirts. Não se trata somente de uma simples customização, mas sim de explorar as infinitas possibilidades de transformar uma camiseta numa nova peça, ou em várias delas em uma só. O detalhe é que para fazer esse trabalho, a estilista usa como base exclusivamente a t-shirt, não utilizando qualquer outro tipo de tecido ou peça de vestuário que possa interferir no processo. O projeto de Susanne Pinheiro foi resultado de seu trabalho de conclusão do Curso de Moda.
A curadoria do Projeto Novo foi assinada por experts da moda nacional: o estilista Ronaldo Fraga e o stylist e artista plástico Maurício Iânes. A exposição dos trabalhos começa nesta sexta-feira, 12, e vai até 24 de Março, no Espaço Aeiou, em São Paulo (Rua Fidalga, 548 - Vila Madalena).

Quem são as criadoras do Projeto?


Carolina Semiatzh, idealizadora do projeto Novo

Formada em estilismo pela faculdade SENAC, fez parte da equipe de figurino da TV Cultura, onde se envolveu com projetos ligados ao teatro e ao jornalismo. Trabalhou também no departamento de criação da Tecelagem Saliba, onde foi colorista e desenvolvia estampas. Além disso, atuou como produtora de objetos e moda para as revistas Vogue e VIP e fez parte da equipe de marketing da marca MOB.

Teca Pasqua, idealizadora e produtora do Projeto Novo

Começou sua vida profissional no primeiro ano de faculdade de Moda - Estilo (2004), como assistente de figurino na MTV. Em seguida, procurou trabalhar em diversas áreas da moda para ver aonde melhor se encaixava: estamparia na Tecelagem Brasil, produção de revistas para agência Caveat Comunicação, marketing na Iódice e em um programa de TV para Rip Editora. Foi aluna indicada para fazer parte do júri da São Paulo Fashion Week, Verão 2008/2009. Desde 2007 colabora como produtora na revista S/Nº (dos editores Helio Hara e Bob Wolfenson).
Estudou na Fashion Institute of Technology em Nova York e procurou sempre fazer cursos diversos que a ajudassem a ter uma visão ampla sobre arte no próprio Senac e MAM.

Fonte: Com informações de Graziela Ribeiro e Novo - Expressão de Moda

2 comentários:

Cup160 disse...

desculpa o ctrl+c mais é que meu blog é novo e eu tenho que divulgar *-* se der de uma passadinha la? se der tbm comente!

ideias vestíveis disse...

Susanne merecee :D ela é muito criativa :*

Leia mais

Related Posts with Thumbnails