domingo, novembro 01, 2009

Começa hoje o Brasília Fashion Festival


O Brasília Fashion Festival entra em sua sexta edição, contemplando mais uma vez a capital da República, prestes a completar 50 anos.

Com o tema Para Você Brasília, o BFF oferece uma flor para cidade, como gesto de reconhecimento a tudo que nos foi ofertado ao longo desses 49 anos. Brasília é uma cidade que nos acolhe, nos afaga, nos abriga. E nos proporciona o raro privilégio de viver num imenso jardim a céu aberto repleto de grandes monumentos.

Ao longo dos três dias de evento, que se realizará no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, a capital, e toda sua essência artística, histórica e social, será exaltada.

Trata-se do primeiro encontro de moda, negócios, cultura, turismo e inclusão social já realizado no Distrito Federal.

Em agosto de 2006, data de sua primeira edição, o segmento da moda no DF começou a trilhar o caminho real para ser inserido na engrenagem da moda nacional, ao lado de todos esses setores que hoje caminham juntos do setor têxtil.

No ano de 2007, o BFF foi inserido pelo Governo do Distrito Federal nas comemorações oficiais do cinqüentenário de Brasília. Desde então apresentou os temas Athos Bulcão, Cultura Urbana e a Bossa É Nossa.

Em 2008, a Secretaria do Trabalho do GDF assumiu o evento, e pelo segundo ano consecutivo tem oferecido todo o apoio na implementação da moda como inclusora social e na dinamização do mercado interno.

No decorrer do evento, inúmeras ações serão realizadas paralelas aos desfiles, oferecendo ao público convidado, estudantes, profissionais do segmento e artesãs a possibilidade de interagir com movimentos artísticos locais, capacitar-se em oficinas técnicas, reciclar seu objeto de estudo com palestras, e conhecer a produção do artesanato produzido no DF.

Atualmente, o segmento do vestuário do DF reúne cerca de mil confecções, representado pelos setores de uniformes profissionais, malharias, moda feminina, fitness, moda masculina, moda praia, lingeries e acessórios.

O setor tem apresentado resultados expressivos dentro da economia do DF. Para se uma idéia, hoje Brasília conta com 11 shoppings, 1 mil confecções locais, 213 ateliês, 900 costureiras de ateliê, três faculdades de moda e 256 lotes no Pólo de Moda.

A esses números somam-se o extenso universo do artesanato, onde o DF se projeta como um dos maiores centros artesanais do país.

Em Brasília existem mais de 50 cooperativas em atividade que se formaram a partir de trabalhos de inclusão social desenvolvidos por instituições privadas e órgãos do governo.

Elas foram criadas para oferecer às mulheres carentes uma nova possibilidade de gerir suas famílias, resgatar a auto-estima, gerar renda e, principalmente, atuar no mercado com dignidade. Esse movimento começou em 1994, mas ganhou força no ano 2000, quando foram criados inúmeros galpões financiados pelo governo ou grandes entidades.

Hoje, no Distrito Federal contabiliza-se cerca de seis mil artesãs cadastradas. Muitas destas cooperativas produzem trabalhos ricos, que são exportados para fora do estado sem crédito ou reconhecimento.

O BFF, por meio da Secretaria do Trabalho, abriga 600 artesãs, oferecendo-lhes toda a estrutura de desenvolvimento de coleção, osicionamento de marca, e também oportunidades de negócios durante a temporada de moda.

O BFF tem o maior projeto social ligado à moda no Centro-Oeste. Trabalha com mulheres vindas das cidades satélites, como Riacho Fundo, Ceilândia, Samambaia, São Sebastião, Santa Maria, Candangolândia e Brazlândia. Em todas as edições, o conceituado estilista mineiro Ronaldo Fraga assina o Desenvolvimento das coleções de todas as cooperativas inseridas no projeto.

Nesta temporada, o BFF mantém seu formato original e oxigena seus projetos paralelos com formatos que estão prestes a se transformar em tendências de mercado num futuro próximo.
Foto e Fonte: BFF

Nenhum comentário:

Leia mais

Related Posts with Thumbnails